Follow by Email

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

MIA COUTO

MIA COUTO
(António Emílio Leite Couto)

biólogo, escritor, poeta
Nasceu: 05 de Julho de 1955
Local: Beira, Província de Sofala - Moçambique



Uma das vozes mais originais da literatura de expressão portuguesa contemporânea, comparado a Gabriel Garcia Márquez, Guimarães Rosa e Jorge Amado. É também biólogo formado. Moçambicano de nascimento, filho de portugueses, vive em Maputo.
Um dos principais escritores africanos, seu romance Terra sonâmbula foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX.
Em 1999, o autor recebeu o prêmio Vergílio Ferreira pelo conjunto de sua obra e, em 2007 o prêmio União Latina de Literaturas Românicas.
É o único escritor africano que é membro da Academia Brasileira de Letras, como sócio correspondente, eleito em 1998.

“Sou escritor e cientista. Vejo as duas actividades, a escrita e a ciência, como sendo vizinhas e complementares. A ciência vive da inquietação, do desejo de conhecer para além dos limites. A escrita é uma falsa quietude, a capacidade de sentir sem limites. Ambas resultam da recusa das fronteiras, ambas são um passo sonhado para lá do horizonte.  A Biologia para mim não é apenas uma disciplina científica mas uma história de encantar, a história da mais antiga epopeia que é a Vida. É isso que eu peço à Ciência: que me faça apaixonar. É o mesmo que eu peço à literatura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário