Follow by Email

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Para escrever um conto!

Por mais inspiração que você tenha, organizar as ideias é fundamental na hora de escrever uma história de ficção. 
    Tenha em mente que não pode ser nada muito complexo, já que o conto é uma história curta. Para encontrar o tema ideal, inspire-se no seu cotidiano e naquilo que você conhece bem.
    Depois de selecionar o tema sobre o qual deseja escrever, comece a pensar em quem irá ajudar a história a se desenrolar. Lembre-se de que todos os personagens presentes na história devem cumprir uma função. Pense em todos os detalhes, como gostos, hábitos, pontos de vista, etc.
   Você já definiu sobre o que vai escrever e já sabe quem vai estar na sua história, agora é necessário decidir em que tempo ela vai se passar. Presente? Futuro? Passado? Para decidir isso, leve em conta os seus conhecimentos sobre o presente e o passado, ou as suas considerações e previsões para o futuro.

 Lembre-se de que ao escolher narrar um texto em primeira pessoa você terá de ser mais detalhista quanto às reações do narrador-personagem.
  Um conto é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento   e conclusão. Por mais que pareça uma redação escolar, isso significa que a sua história deve seguir uma linha bem definida para que os seus leitores não fiquem perdidos. Na primeira parte você deve apresentar o ambiente e os personagens. Em seguida, no desenvolvimento, são apresentados os conflitos e a luta dos personagens para superá-los. Por último, a conclusão apresenta a solução encontrada para os conflitos presentes no texto, sendo um desenlace triste ou feliz.
Será um texto argumentativo, um texto descritivo, uma matéria jornalística ou um conto? Em nenhum desses casos o processo é fácil, você precisa de técnica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário