Follow by Email

terça-feira, 19 de abril de 2016

Acento

O que é Acento:

Acento é um símbolo gráfico utilizado para marcar as sílabas tônicas de algumas palavras.
Na realidade, todas as palavras com mais de duas sílabas possuem acentuação, no entanto existem os acentos prosódicos, que são os “acentos sonoros”, ou seja, que não aparecem na escrita da palavra, mas a sílaba é pronunciada com a entonação silábica.
Já os acentos gráficos aparecem em algumas palavras e servem para identificar o tipo de entonação de determinada sílaba.
Na língua portuguesa, os principais tipos de acentos gráficos são:
  • Acento agudo (á): este acento é normalmente utilizado nas vogais a, e, i, u, indicando que a sílaba tônica deve ser lida com o timbre aberto. Exemplo: “Pará”, “família” e “dicionário”.
  • Acento circunflexo (â): é um acerto normalmente usados nas vogas a, e, o, indicando que a sílaba tônica deve ser lida com o timbre fechado. Exemplo: “acadêmico”, “bebê” e “tônico”.
  • Acento grave (à): utilizado principalmente para indicar as possibilidade de crase na letra “a”. Exemplo: “à”, “às” ou “àquele”.

Assento e Acento

São palavras homônimas homófonas, ou seja, semelhantes na pronúncia, mas com a grafia e significados diferentes.
Assento é referente ao local indicado para sentar, como uma cadeira, banco ou poltrona, por exemplo.
Acento, como já foi explicado, consiste num sinal gráfico que indica a tonicidade de uma sílaba, definindo o timbre, tom de voz ou mesmo o sotaque característico de uma região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário