Follow by Email

sábado, 14 de novembro de 2015

"O encontro marcado"

Encontro marcado relata o crescimento e as mudanças de um personagem - e de Belo Horizonte, cidade ainda provinciana na década de 40.
A narrativa acompanha Eduardo Marciano desde sua infância. Trata-se de um garoto mimado, cheio de vontades. Chantageia os pais por qualquer razão; em certo momento, descobre que eles ficam desesperados quando ele se arranha, e passa a machucar-se até sangrar por qualquer motivo. Era um garoto precoce, que logo mostrou talento para a escrita; inscreveu-se em uma maratona intelectual, ganhando o segundo lugar. Foi buscar o prêmio no Rio de Janeiro, onde ficou gastando o que ganhara até acabar. Acreditava que, na vida, as soluções apareceriam para ele sempre que precisasse.

Fica marcado pelo suicídio de seu amigo Jadir. Decide ser escritor, tendo como referencia um amigo apresentado por seu pai que segue esta carreira, Toledo. Nunca, porém, vai conseguir escrever o romance que queria. Quando o pai entra de sócio em um clube, passa a dedicar-se à natação, conseguindo grande sucesso. No colégio, forma-se aos trancos e barrancos, sempre contestador da estrutura da instituição. Na formatura, combina com os seus amigos um encontro naquele mesmo lugar, quinze anos depois.

Leva uma vida boêmia, de pouco estudo e muita bebida. Começa a namorar Antonieta, jovem filha de importante político, com quem irá se casar. Graças ao sogro influente consegue emprego público no Rio de Janeiro. A mulher engravida, mas perde a criança. No casamento, Eduardo sempre tenta fugir às responsabilidades, ao compromisso; apesar de paciente e compreensiva, Antonieta acaba separando-se dele. 

Em sua volta a Belo Horizonte, Eduardo percebe como a cidade está diferente, como cresceu. Vai ao encontro marcado, mas encontra o ginásio de férias. Nenhum de seus amigos comparece. Ele revê lugares que não lhe dizem mais nada. 

Reencontra-se com Eugênio, antigo colega de escola, agora Frei Domingos. Sente-se bem em seu convento. Acaba decidindo largar seu emprego. Dá todos os seus livros ao filho de um colega de trabalho, que é deslumbrado com Eduardo como ele fora com Toledo. Parte então em uma viagem em busca do auto-conhecimento.

           Fernando Sabino

Nenhum comentário:

Postar um comentário